Sabe aquele ditado, você é aquilo que você come?!
Para a saúde ocular essa frase também faz sentido!
Assim como qualquer parte do nosso corpo, os olhos também precisam de vitaminas e minerais.
Vamos explicar aqui sobre as principais e suas funções aos nossos olhos:
As Vitaminas Antioxidantes (A, C e E):
Vitamina C - A nossa querida vitamina C tem entre suas vantagens o poder antioxidante que combate os radicais livres, aquelas substâncias que, em excesso, danificam as células do nosso corpo. Segundo pesquisadores, uma alimentação pobre em antioxidantes propicia o envelhecimento geral do corpo e também do cristalino, levando ao aparecimento da catarata. Além de fazer bem para a parte interna dos nossos olhos, ela também está presente nos cremes dermatológicos, promovendo ação antirrugas e deixando a pele do contorno dos olhos mais firme, além de combater os radicais livres. Para o consumo em sua dieta diária, você poderá encontrá-la na laranja, kiwi, abacaxi, limão, acerola ,framboesa, morango, brócolis, couve, couve flor, pimentão e acelga.
Vitamina E – É uma vitamina lipossolúvel que possui ação antioxidante pois combate os radicais livres, melhora o sistema imune, reduz os riscos de doenças cardiovasculares, é usado para prevenir e/ou tratar doenças neurodegenerativas , contribui para a prevenção de doenças como câncer de próstata. Além disso, estudos também mostraram que a vitamina E combinada à outras vitaminas, podem reduzir o risco de progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença que representa a causa mais frequente de cegueira em pessoas acima de 65 anos. Os alimentos que contêm essa vitamina são muitos, entre eles estão as amêndoas, brócolis, amendoim, espinafre, semente de girassol, azeite, mamão, kiwi, cenoura, pepino, abacate, couve, castanha-do-Pará, entre outros.
O Zinco
É um mineral essencial, necessário a todas a células do corpo. O nosso organismo não produz zinco, sendo assim é preciso fontes externas para seu suprimento. É fundamental para a função imunológica, manutenção do paladar e olfato, além de ser importante no processo de cicatrização. Os olhos são um dos órgãos com maior concentração de zinco, estando presente também nos músculos, ossos, pele, rins, fígado, pâncreas e próstata.
Alimentos como grão-de-bico, ervilha, feijão, carne vermelha, fígado, cereais integrais, castanha de caju, amêndoas, abacate, abacaxi, ameixa, banana, manga, melão, morango, alface, agrião, batata-doce, beterraba, brócolis, cogumelo, couve e couve-flor são ricos em zinco.
Ácidos graxos ômega-3
O ômega 3 é um tipo de “gordura boa” para o organismo, que é encontrado em alguns peixes – salmão, atum, anchova, sardinha; óleos – de linhaça, soja e alimentos como chia, nozes e algas marinhas.
Os ácidos graxos ômega-3 não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser obtidos através da alimentação ou de suplementação alimentar. Eles desempenham importantes funções no desenvolvimento e no funcionamento do cérebro. Um estudo publicado pela revista JAMA Ophtalmology demosntrou que uma dieta rica em ômega 3 ajuda a diminuir o risco da degeneração macular relacionada `a idade.
A Luteína e a Zeaxantina
A Luteína e a Zeaxantina são pigmentos da família dos carotenóides. São potentes antioxidantes que atuam como filtros solares internos, protegendo os olhos dos efeitos da luz ultravioleta e dos danos oxidativos.
A Luteína e a Zeaxantina tiveram o seu apelido de “Vitaminas dos olhos” justamente por contribuirem na prevenção de doenças oculares como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e postergar a catarata.
São encontradas na laranja, nectarina, mamão, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, ervilha, milho, rúcula, espinafre, abóbora, gema de ovo, entre outros.
Uma dieta equilibrada com um mix desses alimentos será muito bem-vinda para o cuidado e manutenção da sua Saúde Ocular!
Comments